3 Tipos de Estresse e Riscos à Saúde

Tipos de estresse e Riscos á saúde é algo grave sim,apesar das pessoas  não ver como algo importante e sério e precisa ser cuidado com cautela.O estresse é um sentimento que as pessoas sentem quando estão enfrentando desafios relacionados a finanças, trabalho, relacionamentos, ambiente e outras situações. Além disso, o estresse é sentido quando um indivíduo percebe um desafio ou ameaça real ou imaginária ao seu bem-estar. As pessoas costumam usar a palavra estresse de forma intercambiável com ansiedade, sentindo-se ansiosas, com medo, nervosas, sobrecarregadas, em pânico ou estressadas.
O estresse é a defesa natural do corpo contra perigos reais ou imaginários. Ele libera o corpo com hormônios para preparar sistemas para fugir ou enfrentar o perigo. Isso é conhecido como resposta de “lutar ou fugir ou congelar”.

Índice

Como o corpo age?

O corpo é um sistema operacional inteligente, mas não pode determinar a diferença entre a ameaça externa com risco de vida e os Estressores imaginados ou percebidos que não ameaçam a vida. A mente reage da mesma maneira. O cerébro produz quantidades significativamente maiores dos produtos químicos cortisol, adrenalina e noradrenalina. A neurobiologia do estresse é um mecanismo operacional complexo.

De acordo com a American Psychological Association (APA) , existem 3 tipos diferentes de estresse – estresse agudo, estresse agudo episódico e estresse crônico. Os três tipos de estresse têm características próprias, sintomas, duração e abordagens de tratamento.

O Gerenciamento do Estresse

Pode ser complicado porque cada um dos três tipos diferentes de estresse pode se apresentar como único, repetido, complicado ou crônico. Portanto, eles exigem diferentes níveis de intervenções de tratamento, modalidades de tratamento e tratamento psicológico devido à natureza do ambiente da pessoa, estilo de vida, histórico de desenvolvimento, recursos de enfrentamento e personalidade.

Estresse Agudo

O estresse agudo é geralmente breve. É a apresentação mais comum e frequente. O estresse agudo é mais frequentemente causado pelo pensamento reativo. Os pensamentos negativos predominam sobre situações ou eventos que ocorreram recentemente ou sobre situações, eventos ou demandas futuras em um futuro próximo.

Por exemplo, se você esteve envolvido recentemente em uma discussão, pode ter um estresse agudo relacionado a pensamentos negativos repetitivos sobre a discussão. Ou você pode ter um estresse agudo que se aproxima de um prazo final de trabalho, mais uma vez o estresse é induzido por pensamentos. No entanto, na maioria das vezes, quando o estresse induzido pelo pensamento é reduzido ou removido, o estresse também diminui. No entanto, se o estresse atender aos critérios do  , o indivíduo poderá ser diagnosticado com Transtorno de Estresse Agudo

O estresse agudo causa sinais e sintomas no corpo + cérebro + emoções, mas não causa uma quantidade significativa de dano como estresse episódico e estresse crônico.

3 Tipos de Estresse e Riscos à SaúdeBusiness photo created by yanalya – www.freepik.com

Os sinais + sintomas mais comuns:

Angústia emocional transitória – alguma combinação de raiva ou irritabilidade, ansiedade e depressão .Angústia muscular transitória – tensão, dor de cabeça, dor nas costas, dor no pescoço, dor na mandíbula e outras tensões musculares que levam a músculos puxados, tendões e problemas nos ligamentos.Problemas transitórios do estômago, intestino e intestino, azia, estômago ácido, flatulência, diarreia , constipação.Hiper-estimulação transitória – pressão arterial elevada, batimento cardíaco acelerado, pulso rápido, palmas das mãos suadas, palpitações cardíacas, tontura, dores de cabeça da enxaqueca, mãos ou pés frios, falta de ar, problemas de sono e dor no peito.

O estresse agudo pode se apresentar na vida de qualquer pessoa.
É altamente tratável e gerenciável.
No entanto, o estresse agudo repetido pode se tornar muito prejudicial à sua saúde física e mental.

 

Estresse Agudo Episódico

Pessoas que freqüentemente sofrem estresse agudo, ou cujas vidas se apresentam com freqüentes gatilhos de estresse, apresentam estresse agudo episódico.

Os indivíduos que freqüentemente sofrem estresse agudo geralmente vivem uma vida de caos e crise. Eles estão sempre com pressa ou se sentem pressionados. Eles assumem muitas responsabilidades e, geralmente, não conseguem se organizar com tantas demandas de tempo. Esses indivíduos estão perpetuamente sujeitos a sobrecarga de estresse agudo.

Existem 2 tipos principais de personalidade que freqüentemente se apresentam com Estresse Agudo Episódico

Personalidade “tipo A” 2) a “Preocupação”

Personalidade “tipo A”: a personalidade tipo A tem uma motivação competitiva excessiva, agressividade, impaciência, abrupta e uma sensação de urgência no tempo. Além disso, a personalidade do tipo A apresenta-se reativa à hostilidade e quase sempre uma insegurança profunda sobre o desempenho. Esses traços de personalidade criam episódios frequentes de estresse agudo para o indivíduo do Tipo A. Os cardiologistas, Friedman e Rosenman descobriram que os do Tipo A têm uma probabilidade significativamente maior de desenvolver doenças cardíacas nas coronárias.

3 Tipos de Estresse com Risco à Saúde

O “Preocupante”Quais Riscos á Saúde

O Preocupante se apresenta com pensamentos negativos quase incessantes, causando estresse agudo episódico na saúde física e mental. O projeto “Preocupar as verrugas” projeta um provável desastre e prevê uma catástrofe negativa em quase todas as situações. Eles têm crenças fundamentais de que o mundo é um lugar perigoso, sem recompensa e punitivo, onde algo terrível está sempre prestes a acontecer.

Esses pensadores compulsivos negativos também tendem a ser excitados e tensos, mas são mais ansiosos e deprimidos do que zangados e hostis. Seus pensamentos são frequentemente preenchidos com declarações “E se …” que estão com resultados negativos projetados. Eles são freqüentemente diagnosticados com DSM-5 com transtorno de ansiedade generalizada.Tipos de estresse e Riscos

Efeitos episódicos do estresse agudo

Os sinais + sintomas mais comuns são semelhantes ao estresse agudo, mas devido ao prolongado excesso de excitação ou hiper-estimulação prolongada, há danos e sofrimento contínuos.

3 Tipos de Estresse e Riscos à Saúde
Business photo created by freepik – www.freepik.com

Angústia Emocional E Quais Efeitos Colaterais?

Ameaça ou irritabilidade, ansiedade e depressão, de temperamento brusco, impaciente, tenso.
Sofrimento cognitivo: atenção / concentração comprometida, velocidade de processamento comprometida, novo aprendizado comprometido e nova consolidação e recuperação da memória de aprendizado e fadiga mental.
As relações interpessoais se deterioram. O local de trabalho se torna um lugar muito estressante para eles.
Angústia muscular – tensão, dor de cabeça, dor nas costas, dor na mandíbula, músculos puxados, tendões e problemas nos ligamentos.

Estômago, intestino, problemas intestinais, azia, estômago ácido, flatulência, diarreia, constipação, síndrome do intestino irritável (SUI).Tipos de estresse e Riscos
Pressão alta, batimentos cardíacos acelerados, palmas das mãos suadas, palpitações cardíacas, tontura, enxaqueca, mãos ou pés frios, falta de ar, insônia, dor no peito e doenças cardíacas .
Compromisso do sistema imunológico: resfriados / gripes frequentes, alergias, asma e outras doenças do sistema imunológico comprometem.

Problemas de saúde

O estresse agudo episódico leva a problemas de saúde mais pronunciados, como pressão alta e doenças cardíacas e síndrome do intestino irritável (SUI).
Tratamento para o estresse agudo episódico
O estresse agudo episódico requer intervenção em vários níveis. O tratamento requer ajuda profissional por muitos meses.

Na maioria das vezes, as características do estilo de vida e da personalidade são tão arraigadas e habituais que esses indivíduos podem não ver nada de errado na maneira como conduzem suas vidas. É comum que esses indivíduos culpem seus problemas por outras pessoas e eventos externos. Freqüentemente, eles veem seus padrões de estilo de vida, e seus padrões de interação com os outros, e suas maneiras de perceber o mundo como um componente essencial ou integral de sua personalidade e, portanto, são frequentemente resistentes a procurar ajuda psicológica profissional.

Esses indivíduos podem ser muito resistentes a mudar seus comportamentos e padrões de pensamento. É comum que esses indivíduos procurem apenas tratamento psicológico quando as dores e os desconfortos físicos se tornam excessivos.

Estresse Crônico

O estresse crônico é o tipo mais prejudicial de estresse. Se o estresse crônico for deixado sem tratamento por um longo período de tempo, ele pode causar danos irreversíveis de maneira significativa e frequente à sua saúde física e deteriorar sua saúde mental.Tipos de estresse e Riscos

Por exemplo, pobreza prolongada, abuso repetido de qualquer forma, desemprego, família disfuncional, ambiente de trabalho ruim, abuso de substâncias ou casamento infeliz podem causar estresse crônico significativo.

O estresse crônico também pode ocorrer quando um indivíduo se sente sem esperança, não vê uma fuga da causa do estresse e desiste de procurar soluções.

O estresse crônico pode ser causado por experiência aversiva na infância ou experiências traumáticas mais tarde na vida.Tipos de estresse e Riscos

3 Tipos de Estresse e Riscos à Saúde Background photo created by creativeart – www.freepik.com

Indivíduo

Quando um indivíduo vive com estresse crônico, suas ações comportamentais e reações emocionais ficam arraigadas. Há uma mudança na conexão da neurobiologia do cérebro e do corpo. Lá, tornando-os constantemente propensos aos efeitos perigosos do estresse no corpo, mente e cognição, independentemente dos cenários.
Pessoas com estresse crônico têm a lista de sinais e sintomas mencionados anteriormente, mas os sinais e sintomas são crônicos e podem resultar em um colapso físico e mental que pode levar ao suicídio, ações violentas, homicídio, psicose, ataques cardíacos e derrames.

O estresse crônico é estresse estressante. Desgasta as pessoas dia após dia, ano após ano. O estresse crônico destrói vidas, corpos e mentes. Causa estragos por atrito a longo prazo. É o estresse da pobreza, famílias disfuncionais, violência, abuso, trauma, emprego desprezado, rivalidade étnica, guerra.

Tratamento para o estresse crônico

Quando uma pessoa nunca vê uma saída para uma situação miserável, sente ansiedade por demandas e pressões implacáveis ​​por períodos aparentemente intermináveis. Sem esperança, o indivíduo desiste de procurar soluções.

Alguns estressores ou gatilhos crônicos decorrem de experiências traumáticas da primeira infância que se tornam internalizadas e permanecem para sempre dolorosas e presentes. As experiências da primeira infância afetam profundamente a personalidade; geralmente resultando em sistemas de crenças essenciais criados por causas de estresse interminável para o indivíduo (por exemplo, o mundo é um lugar ameaçador, você deve ser perfeito o tempo todo). Quando a personalidade ou convicções e crenças profundas devem ser reformuladas, a recuperação requer um auto-exame ativo com ajuda psicológica profissional. A boa notícia é que o tratamento psicológico é muito eficaz.

A pior variável do estresse crônico é que algumas pessoas se habituam a ele. Eles quase esquecem que está lá. De certa forma, pode-se dizer que é uma adaptação na forma de um mecanismo de defesa psicológica final. As pessoas estão imediatamente conscientes do estresse agudo, porque é novo. No entanto, os indivíduos com estresse crônico frequentemente ignoram todos os sinais e sintomas porque são antigos, familiares e também porque geralmente se sentem desamparados e sem esperança.

Estresse causa Suicídio?

O estresse crônico mata através do suicídio, violência, homicídio, ataque cardíaco, derrame e, talvez, até câncer . As pessoas se desgastam até um colapso final e fatal. Seus recursos físicos e mentais são esgotados por atrito a longo prazo. Os sinais e sintomas do estresse crônico são difíceis de tratar, mas não impossíveis de tratar.

3 Tipos de Estresse e Riscos à SaúdeBackground photo created by nensuria – www.freepik.com

Pessoas com estresse crônico requerem tratamento médico e psicológico estendido, que inclui gerenciamento comportamental e de estresse.
Como reagimos a uma situação difícil afetará como o estresse afeta nossa vida e nossa saúde física e mental. Uma pessoa que sente que não tem recursos suficientes para lidar com a situação terá mais chances de ter uma reação mais forte que desencadeie significativos problemas de saúde física e mental. É fundamental lembrar que a mente e o corpo estão conectados – o que significa que fatores psicológicos afetam o modo como a pessoa se sente fisicamente e a longevidade do corpo.Tipos de estresse e Riscos

Efeito Prejudicial á Mente

Uma resposta persistentemente negativa aos desafios pode ter um efeito prejudicial na mente, no corpo e nas emoções. No entanto, estar ciente de como você reage aos estressores e procurar ajuda profissional pode ajudar a reduzir os sentimentos e efeitos negativos do estresse e a gerenciá-lo de forma mais eficaz.

Obter ajuda. Se você continuar a sentir estresse, ansioso, oprimido, em pânico, estressado, consulte um psicólogo clínico licenciado que possa ajudá-lo a aprender como gerenciar o estresse de maneira eficaz. Ele ou ela podem ajudá-lo a identificar situações, pensamentos e comportamentos que contribuem para o estresse e a ansiedade. O tratamento envolverá o desenvolvimento de um plano de ação para você ficar saudável. Sua saúde depende do seu ambiente, corpo, mente, pensamentos e emoções.Tipos de estresse e Riscos

3 Tipos de Estresse e Riscos à SaúdeBackground photo created by katemangostar – www.freepik.com

Tipos de Estresse e Riscos á Saúde,Quais são?

Tipos de estresse e Riscos.O SIMS define estresse como “a reação adversa que as pessoas têm a pressões excessivas ou outros tipos de demanda colocados sobre elas”.

Os funcionários sentem estresse quando não conseguem lidar com pressões e outros problemas. Os empregadores devem corresponder as demandas às habilidades e conhecimentos dos funcionários. Por exemplo, os funcionários podem ficar estressados ​​se sentirem que não têm as habilidades ou tempo para cumprir prazos apertados. Fornecer planejamento, treinamento e suporte pode reduzir a pressão e reduzir os níveis de estresse.

O estresse afeta as pessoas de maneira diferente – o que estressa uma pessoa pode não afetar outra. Fatores como habilidades e experiência, idade ou incapacidade podem afetar a capacidade de um funcionário lidar com isso.

Os empregadores devem avaliar os riscos nessas áreas para gerenciar o estresse no local de trabalho.

Sinais de estresse,Quais Riscos?

O estresse não é uma doença, mas pode deixá-lo doente. O reconhecimento dos sinais de estresse ajudará os empregadores a tomar medidas para parar, diminuir e gerenciar o estresse no local de trabalho.

Como Ajudar?E Quais Riscos á Saúde?

Quanto mais cedo um problema for abordado, menor será o impacto. Se você acha que um funcionário está tendo problemas, incentive-o a conversar com alguém, seja o gerente de linha, o representante sindical, o clínico geral ou a equipe de saúde ocupacional.

Ajude os gerentes de linha a ter conversas simples e práticas com os funcionários, que podem ajudar a evitar o estresse, disponível em nossos kits de ferramentas de conversação ( PDF ) .

Para proteger os funcionários do estresse no trabalho, os empregadores devem avaliar os riscos para sua saúde. Estes exemplos de avaliações de risco de estresse podem ajudar.

Pode ser necessário desenvolver planos de ação individuais para funcionários que sofrem de estresse. Os Padrões de Gerenciamento da SE também podem ajudá-lo a identificar e gerenciar as seis causas de estresse no trabalho.

Estresse no local de trabalho.

O estresse no local de trabalho não é definido por lei. Isso pode ser causado por várias coisas, incluindo:

Uma carga de trabalho irracional
Falta de precauções de saúde e segurança contra perigos
Assédio moral no local de trabalho
Reestruturação no local de trabalho
Um ambiente de trabalho tóxico.
Um empregador deve garantir, tanto quanto possível, que os riscos de saúde e segurança no local de trabalho sejam identificados e gerenciados adequadamente. Isso inclui estresse e fadiga no local de trabalho.

Empregados e os Riscos do Estresse

Os empregadores são obrigados a monitorar os empregados quanto ao estresse potencial no local de trabalho, como vigiar a carga de trabalho, o desempenho no trabalho e os tipos de tarefas que estão sendo executadas, além de procurar sinais físicos de estresse.

No entanto, o estresse pode nem sempre ser óbvio para o empregador; portanto, é importante que, se os funcionários estiverem estressados ​​no local de trabalho, discutam o assunto com o empregador, para que ele tenha a chance de gerenciar o estresse.

Deixe opções para o estresse no local de trabalho
O estresse no local de trabalho pode ser uma doença. Um funcionário com estresse no local de trabalho que equivale a uma doença pode tirar uma licença médica. Aplicam-se as condições normais para licença médica.

Além da licença médica, pode ser possível que o empregador e o empregado negociem mais licenças por estresse. Como este não é um direito legal, cabe ao empregador se uma licença adicional é ou não fornecida. Isso pode ajudar a garantir que o funcionário seja saudável e produtivo. A duração da licença e se a licença é paga ou não terão que ser negociadas.Tipos de estresse e Riscos

A licença por doença do estresse Descubra!

Obrigações e responsabilidades ao lidar com o estresse no local de trabalho
Um empregador pode pedir a um funcionário que diz ter estresse no local de trabalho que consulte um médico para ser diagnosticado adequadamente e confirmar o motivo do estresse, mas o empregado não tem obrigação de fazer isso. No entanto, um funcionário tem o dever de relatar qualquer ameaça à sua saúde e segurança no local de trabalho, que pode incluir estresse.

Quais direitos dos funcionários ,e quais Riscos eles sofrem?

Se um funcionário estiver doente por um período de 3 ou mais dias consecutivos, o empregador poderá solicitar que ele forneça um atestado médico. No interesse da privacidade, o atestado médico precisa apenas declarar que o funcionário não está apto a comparecer ao trabalho.

Se o funcionário não quiser dizer que a doença é estresse no local de trabalho ou fornecer detalhes, isso limitará a capacidade do empregador de reduzir o estresse.

É melhor que um funcionário informe o empregador quando estiver estressado. Isso não significa que o funcionário tenha que informar o empregador sobre quaisquer problemas médicos causados ​​pelo estresse. Simplesmente desmembrar as causas ajudará o empregador a fazer algo a respeito.

Estresse e Riscos ao Funcionários no Trabalho

Se o funcionário optar por identificar a origem da doença como estresse no local de trabalho, é responsabilidade do empregador:

Olhar para os problemas e tomar sua própria decisão sobre se o problema está relacionado ao trabalho,
discutir a situação com o funcionário.
Concordar com soluções apropriadas.
Freqüentemente, o estresse no local de trabalho será inevitável. Nessa situação, o melhor que um empregador pode fazer é tentar minimizar a fonte do estresse.Tipos de estresse e Riscos

Para minimizar o estresse e o risco á saúde, um empregador pode:

Fornecer suporte (por exemplo, um programa de assistência ao funcionário)
Autorizar licença para o estresse
Contato com o funcionário e o médico ou especialista médico do funcionário
Discutir e ajustar o MIX de tarefas
Reduzir o horário do funcionário mediante acordo
Sugerir papéis alternativos e menos estressantes para o funcionário.

3 Tipos de Estresse com Risco à Saúde

3 Tipos de Estresse e Riscos à Saúde

Business vector created by macrovector – www.freepik.com

Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

Obrigações e Responsabilidades ao Lidar com o Estresse no Local de Trabalho

Um empregador  também pode pedir a um funcionário que diz ter estresse no local de trabalho que consulte um médico para ser diagnosticado adequadamente e confirmar o motivo do estresse, mas o empregado não tem obrigação de fazer isso.Por isso no entanto, um funcionário tem o dever de relatar qualquer ameaça à sua saúde,entretanto a segurança no local de trabalho, e porque pode incluir riscos.Por exemplo se um funcionário estiver doente por um período de 3 ou mais dias consecutivos por isso, o empregador poderá solicitar que ele forneça um atestado médico. No interesse da privacidade, o atestado médico precisa apenas declarar que o funcionário não está apto a comparecer ao trabalho.Dessa forma o estresse no trabalho sim é um caso sério.

Funcionários,e Quais Riscos no Trabalho

Se o funcionário não quiser dizer que a doença é estresse no local de trabalho ou fornecer detalhes, isso limitará a capacidade do empregador de reduzir o estresse.Tipos de estresse e Riscos

É melhor que um funcionário informe o empregador quando estiver estressado. Isso não significa que o funcionário tenha que informar o empregador sobre quaisquer problemas médicos causados ​​pelo estresse. Simplesmente desmembrar as causas ajudará o empregador a fazer algo a respeito.

Se o funcionário optar por identificar a origem da doença como estresse no local de trabalho.

Tipo de Estresse e Riscos á Saúde,no Local de Trabalho

Os empregadores não são responsáveis ​​por problemas fora do local de trabalho, como estresse causado por quebra de relacionamentos pessoais ou finanças pessoais. Dito isto, os empregadores devem tomar medidas razoáveis ​​para ajudar um funcionário a lidar com o estresse fora do trabalho.

Comente o que você achou ,se o artigo ti ajudou ou não?
Até mais um abraço!

2 Comentários

Deixe uma resposta


Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro