Academia: Quais as Vantagens de Treinar em Uma?

Somente uma dieta balanceada e focada no emagrecimento não é o suficiente! Os exercícios físicos aliados a uma alimentação balanceada é que são a chave. Mas isso já não é novidade, esse discurso é velho conhecido e amplamente difundido. No entanto, fica a dúvida: academia ou treinar sozinho? 

O presente artigo foi criado pensando exatamente em sanar essa dúvida! Veja a seguir as principais vantagens de treinar em uma academia e ainda algumas dicas do você deve pensar antes de entrar em uma!

Vantagens de treinar em uma academia


São muitas, na verdade. No entanto, separamos a seguir as principais vantagens de escolher treinar em uma academia ao invés de treinar sozinho.

1 – Na academia você tem ajuda profissional!

Uma das grandes dificuldades de quem escolhe se exercitar sem frequentar academia é a falta de um direcionamento correto. Fazem os treinos sozinhos e acabam com lesões nos músculos ou simplesmente não conseguem os resultados esperados. Tudo por falta de ajuda profissional.

É verdade que existem muitos profissionais especializados no assunto que produzem conteúdo para internet. E muitas pessoas treinam em casa acompanhando este conteúdo. No entanto, nada substitui a eficácia de um acompanhamento de perto.

Não estou dizendo que o material disposto na internet é falho, na verdade todos têm qualidade e realmente funcionam! 

Porém, é preciso ter em mente que cada pessoa tem características e um metabolismo diferente. Ou seja, mesmo que os treinos encontrados na internet dêm resultado por um tempo, é bem provável que em certa não sejam suficientes.

Um profissional pode analisar bem as suas condições físicas e te acompanhar de perto. Assim, você terá certeza absoluta de que está no caminho certo de alcançar seus objetivos!

2 – Em uma academia você tem acesso a periodização

Além de exercícios focados e acompanhamento, em uma academia você pode ter a periodização.

A periodização nada mais é que um planejamento detalhado da rotina de exercícios que deve ser seguida. Essa periodização visa não somente a adaptação gradual do corpo, evitando a sobrecarga de exercícios. Os principais objetivos são a progressão e evolução gradativa para não danificar de forma alguma o corpo.

Normalmente essa progressão se dá com treinos leves nas primeiras aulas e aumentando aos poucos a dificuldade. Logo, nota-se que com esse planejamento, os resultados são notados mais rapidamente e de forma mais consistente.

3 – Frequentar academia ajuda a manter o foco

Quem já experimentou treinar sozinho em casa sabe o quão difícil é se manter consiste na rotina. A vontade de desistir é constante! 

Porque em casa são inúmeras as distrações! Você está treinando em casa e de repente você olha para a TV e pensa se não seria melhor largar tudo. Alguns até desistem realmente e ao invés de maratonar uma série de exercícios, maratona uma série de TV comendo um balde gigante de pipoca!

O ambiente de uma academia é totalmente livre de distrações desse tipo. A ambientação, como a música ambiente animada por exemplo, te ajuda a se manter animado e firme nos treinos!

4 – Compromisso com os treinos

Acredito que todos que tenham experimentado treinar sozinho em casa tenha passado pela seguinte situação: acorda, pensa em começar o treino, mas fica com preguiça e começa a pensar ” ah, descansar só hoje não faz mal. Amanhã eu começo”. E a situação se repete continuamente.

Ao frequentar uma academia, isso ocorre em frequência muito menor. Porque você tem um compromisso com seu instrutor ou personalidade e com a sua academia. 

dumbbells 2465478 1920 300x200 - Academia: Quais as Vantagens de Treinar em Uma?

📔LIVRO Gratuito - Guia Secreto do Emagrecimento:📕

🍳Receitas FIT 🍗Receitas LowCarb 🍰Receitas de Bolos 👩‍⚕️Dicas Para Perder Peso🔪 🍷Detox , 🥤Shakes Tudo isso GRÁTIS

Atenção o E-Book é um Livro Digital e será Enviado para Seu Email

Essa é a principal vantagem de uma academia: motivação. Quando você e o instrutor conseguem estabelecer uma parceria e firmam um compromisso de, por exemplo, toda terça é dia de “treinar a panturrilha” fica mais fácil se manter motivado. Em outras palavras, ajuda a diminuir as chances de desistir.

E realmente funciona! Por exemplo: um amigo te convida para sair exatamente no mesmo horário em que você precisa estar na academia. Sua primeira reação será dizer não ou até aceitar, desde que fique claro que você chegará atrasado por que tem academia!

Funciona como um gatilho mental: o fato de “precisar ir para a academia” acaba se tornando sinônimo de foco no treino, diminui o sentimento de desistência. Isso ocorre porque a pessoa que acompanha você na academia te motiva a seguir em frente e firma compromissos com você!

 O simples “te vejo na próxima aula” que o professor da academia te diz ao fim do treino, parece algo trivial, mas é essencial. Deixa subentendido o compromisso firmado de que você estará presente na próxima aula.

5 – Academias são prazerosas e cômodas

O homem é um ser social e treinar sozinho em casa também perde terreno para as academias devido a esse fator. Uma academia também é local de amizades e interações sociais.

Acaba que, uma hora ou outra, você até vai à academia para treinar, mas os exercícios não são o único motivo de você frequentar essa academia. Você vai também pelas conversas e amigos que fez por lá. 

Então, ir à academia se torna algo bem maior que apenas se exercitar, se torna algo realmente prazeroso e divertido. 

Sem contar, claro, que academias são bem mais cômodas. Tem equipamentos específicos, instrutores que te guiam e apoiam, vestiários, todo um espaço preparado para te receber. Bem diferente de treinar sozinho com pouca ou quase nenhuma estrutura para isso.

Se você quiser ter Acesso a um Conteúdo Completo um Método Único e inovador Para Emagrecer Com Maior Especialista em Emagrecimento Clique Aqui e Acesse o Site Oficial.

Tags: | | | | |

📔LIVRO Gratuito - Guia Secreto do Emagrecimento:📕

🍳Receitas FIT 🍗Receitas LowCarb 🍰Receitas de Bolos 👩‍⚕️Dicas Para Perder Peso🔪 🍷Detox , 🥤Shakes Tudo isso GRÁTIS

Atenção o E-Book é um Livro Digital e será Enviado para Seu Email

0 Comentários

Deixe uma resposta