Comida Saudável: O Que Você Precisa Saber a Respeito Descubra

Muito se fala sobre comida saudável, mas será que você sabe o que isso significa? Nesse artigo resolvemos tratar de alguns temas importantes a respeito de uma alimentação equilibrada, saudável e voltada para o desenvolvimento saudável.

O que é comida saudável

O conceito de comida saudável é bastante subjetivo. Trata-se de uma rotina alimentar que seja capaz de proporcionar ao organismo todos os nutrientes de que ele necessita. Dessa forma é possível que o seu corpo se desenvolva de forma adequada.

No entanto, como cada pessoa possui um organismo e necessidades diferentes, a alimentação deve ser pensada de forma particular. Não existe uma única forma de se alimentar corretamente.

Basta comparar o organismo de uma criança com o organismo de um adulto. O gasto calórico é diferente e as necessidades nutricionais também. A mesma lógica se aplica aos recém-nascidos e pessoas mais velhas, que dependem de uma alimentação diferenciada.

Por isso, devemos considerar que comida saudável é a comida que faz bem para o corpo humano. No geral, estamos falando de frutas, verduras, vegetais, leguminosas, sementes, água e outros alimentos que possam ser consumidos, na fonte ou em receitas e compostos.

Comida orgânica é comida saudável?

Muitas pessoas imaginam que comida saudável é o mesmo que comida orgânica. É bem verdade que todos os produtos orgânicos são considerados saudáveis, tendo em vista que não possuem em sua constituição nenhum produto químico. Mas não quer dizer que o que não é orgânico não seja saudável.

Esse é um dos grandes mitos que precisam ser destruídos, tendo em vista que muita gente deixa de mudar os hábitos alimentares por imaginar que a única alternativa seja comer orgânico, o que não é verdade. O simples fato de parar de comer produtos industrializados já contribui para uma vida mais saudável.

Comida saudável tem gosto ruim?

Sanduíche Integral Receitas Fit DIETAESAUDEONLINE.COM  300x163 - Comida Saudável: O Que Você Precisa Saber a Respeito Descubra

📔LIVRO Gratuito - Guia Secreto do Emagrecimento:📕

🍳Receitas FIT 🍗Receitas LowCarb 🍰Receitas de Bolos 👩‍⚕️Dicas Para Perder Peso🔪 🍷Detox , 🥤Shakes Tudo isso GRÁTIS

Atenção o E-Book é um Livro Digital e será Enviado para Seu Email
Food photo created by lifeforstock – www.freepik.com

Outro grande mito diz respeito ao sabor da comida saudável. Você provavelmente já ouviu falar que comer saudável é muito ruim, que a comida não tem sabor, que o cardápio é composto apenas por folhas e frutas. Mas a grande verdade é que uma dieta saudável pode incluir uma grande variedade de alimentos.

Você pode comer carnes, peixes, frutas, massas, cereais e até mesmo fritura, sem deixar de ser saudável. Isso porque o conceito de comida saudável, conforme indicamos, é muito mais amplo e subjetivo. Tudo é questão de como você come, como você come e com que frequência.

Comida saudável custa caro?

Comer saudável só custa caro para quem não sabe buscar por opções baratas de produtos no mercado. Existe toda uma tendência vegana, baseada no consumo de pratos elaborados. Eles são feitos com ingredientes dificilmente encontrados no mercado. Se você tem condições para manter um cardápio assim, tudo bem.

No entanto, para ter acesso a comida saudável você não precisa gastar muito, nem passar aperto na hora de fazer as compras do mês. Existe uma grande variedade de produtos que podem ser consumidos sem peso na consciência, muitos deles disponíveis no supermercado.

E para ter mais segurança de que aquela fruta ou verdura não contém produtos químicos, vale a pena dar preferência para produtores locais.

Frequente a feira da sua cidade, contribua para a agricultura da sua região e consuma produtos orgânicos – o preço é muitas vezes inferior ao cobrado nos supermercados.

Como comer saudável no dia a dia

Agora você já sabe as principais informações sobre comida saudável. Quer saber como melhorar a sua alimentação no dia a dia? Temos algumas dicas que vão te ajudar.

Faça sua própria comida

Com a correria do dia a dia, é comum que as pessoas façam suas refeições fora de casa, em restaurantes, bares e lanchonetes. Mas sabia que fazer a sua própria comida é uma excelente estratégia para se alimentar melhor?

Dessa forma você terá a liberdade para criar o seu próprio cardápio, determinando o que entrará ou não no seu prato. Muitos alimentos podem ser cozidos e congelados. Dessa forma podem serem utilizados ao longo da semana, tornando seu dia a dia mais prático.

Evite lanchinhos

Os lanchinhos de última hora são um grande perigo, principalmente quando realizados em redes de fast food. Se você está buscando por comida saudável, é melhor refletir antes de comer um hamburguer, tomar um refrigerante ou comer barata frita.

Esses lanchinhos possuem uma grande quantidade de gordura, sal, açúcar e conservadores, que prejudicam a sua saúde – e que podem contribuir para o ganho acelerado de peso.

Resista a tentação

A comida saudável está por aí, à sua disposição. Mas é bem verdade que existe muita comida nada saudável e com gosto excelente. A tentação faz parte do dia a dia, mas você deve resistir. Se você deseja alcançar objetivos como emagrecer, ter mais disposição e mais qualidade de vida, vale a pena pensar antes de comer.

Está pronto para começar a ingerir comida saudável no seu dia a dia? Lembre-se que pequenas mudanças de hábitos podem gerar grandes resultados a curto, médio e longo prazo.

📔LIVRO Gratuito - Guia Secreto do Emagrecimento:📕

🍳Receitas FIT 🍗Receitas LowCarb 🍰Receitas de Bolos 👩‍⚕️Dicas Para Perder Peso🔪 🍷Detox , 🥤Shakes Tudo isso GRÁTIS

Atenção o E-Book é um Livro Digital e será Enviado para Seu Email

1 Comentário

Deixe uma resposta


Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro