Dieta Cetogênica: Um Guia Para Iniciantes

Dieta Cetogênica: Um Guia Para Iniciantes

2938543 - Dieta Cetogênica: Um Guia Para Iniciantes

A dieta cetogênica que eu trouxe pra você é um guia para iniciantes, é uma dieta com muito carboidrato e alto teor de gordura, que compartilha muitas semelhanças com as dietas Atkins e com baixo teor de carboidratos .

Envolve reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos e substituí-lo por gordura. Essa redução de carboidratos coloca seu corpo em um estado metabólico chamado cetose .

Quando isso acontece, seu corpo se torna incrivelmente eficiente na queima de gordura para obter energia. Também transforma gordura em cetonas no fígado, que podem fornecer energia para o cérebro (6 Fonte Confiável, 7 Fonte Confiável)

Dietas cetogênicas podem causar reduções maciças nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Isso, juntamente com o aumento de cetonas, traz inúmeros benefícios à saúde (6 Fonte Confiável, 8 Fonte Confiável, 9 Fonte Confiável, 10 Fonte Confiável, 11 Fonte Confiável).

Resumo

A dieta ceto é uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras. Reduz os níveis de açúcar no sangue e insulina e muda o metabolismo do corpo dos carboidratos para gorduras e cetonas.

Diferentes tipos de dietas cetogênicas – Um Guia Para Iniciantes

Existem várias versões da dieta cetogênica, incluindo:

Dieta  padrão (SKD): Esta é uma dieta muito baixa em carboidratos, proteínas moderadas e rica em gordura.

Normalmente contém 75% de gordura, 20% de proteína e apenas 5% de carboidratos (1 Fonte Confiável).

Ceto cíclica (DRC): Essa dieta envolve períodos de refeições com alto teor de carboidratos, como 5 dias cetogênicos seguidos por 2 dias com alto teor de carboidratos.

Ceto  direcionada (TKD): Esta dieta permite adicionar carboidratos nos treinos.

Dieta cetogênica rica em proteínas: é semelhante a uma dieta ceto padrão, mas inclui mais proteína . A proporção geralmente é de 60% de gordura, 35% de proteína e 5% de carboidratos.

No entanto, apenas as dietas cetogênicas padrão e de alta proteína foram estudadas extensivamente. Dietas cetogênicas cíclicas ou direcionadas são métodos mais avançados e usadas principalmente por fisiculturistas ou atletas.

As informações neste artigo se aplicam principalmente à dieta cetogênica padrão (SKD),porém  embora muitos dos mesmos princípios também se apliquem às outras versões.

22281 - Dieta Cetogênica: Um Guia Para Iniciantes

Woman vector created by macrovector – www.freepik.com

Dietas cetogênicas podem ajudá-lo a perder peso

Uma dieta cetogênica é uma maneira eficaz de perder peso e reduzir os fatores de risco para doenças (8 Fonte Confiável, 9 Fonte Confiável, 10 Fonte Confiável, 11 Fonte Confiável, 12 Fonte Confiável, 13 Fonte Confiável).

De fato, a pesquisa mostra que a dieta cetogênica é muito superior à dieta com baixo teor de gordura, frequentemente recomendada (2 Fonte Confiável, 14 Fonte Confiável, 15 Fonte Confiável, 16 Fonte Confiável).

Além disso, a dieta é tão nutritiva que você pode perder peso sem contar calorias ou rastrear sua ingestão de alimentos (16 Fonte Confiável).

Um estudo constatou que as pessoas em uma dieta cetogênica perderam 2,2 vezes mais peso do que aquelas em uma dieta de baixa gordura com restrição de calorias. Os níveis de triglicerídeos e colesterol HDL também melhoraram (17 Fonte Confiável).

Outro estudo constatou que as pessoas na dieta cetogênica perderam 3 vezes mais peso do que aquelas na dieta recomendada pela Diabetes UK (18 Fonte Confiável)

Existem várias razões pelas quais uma dieta cetogênica é superior a uma dieta com baixo teor de gordura, incluindo o aumento da ingestão de proteínas, que oferece vários benefícios (14 Fonte Confiável, 19 fonte confiável, 20 Fonte Confiável).

O aumento de cetonas, níveis mais baixos de açúcar no sangue e melhora da sensibilidade à insulina também podem desempenhar um papel fundamental (21 Fonte Confiável, 22 Fonte Confiável, 23 Fonte Confiável, 24 fonte confiável, 25 Fonte Confiável, 26 Fonte Confiável).

Razões para não perder peso com uma Dieta Cetogênica: Um Guia Para Iniciantes

2418213 - Dieta Cetogênica: Um Guia Para Iniciantes
Woman photo created by freepik – www.freepik.com

A dieta ceto é um tipo de dieta que restringe significativamente a ingestão de carboidratos.

Normalmente, o corpo decompõe carboidratos na glicose açucarada, que é usada para obter energia.

Quando não há carboidratos suficientes no corpo, ele entra em um estágio chamado cetose.

Durante a cetose , o corpo se torna muito eficiente em queimar gordura e usá-la em vez de glicose para obter energia. Essa queima de gordura faz da dieta cetogênica uma escolha popular para pessoas que procuram perder peso.

No entanto, algumas pessoas podem achar que não estão perdendo peso com a dieta ceto.

Na maioria dos casos, isso ocorre porque eles não entraram em cetose.Não tem a motivação

Existem outras razões pelas quais uma pessoa pode não perder peso enquanto segue a dieta cetônica.

Neste artigo, descrevemos as diferentes possibilidades. Também fornecemos algumas dicas gerais que podem ajudar uma pessoa a atingir suas metas de perda de peso.

1. Não alcançar cetose

Geralmente, quando uma pessoa não perde peso com a dieta cetônica, é porque ela não atingiu a cetose .

O motivo mais comum para não entrar em cetose não é reduzir o suficiente em carboidratos. De acordo com um artigo de 2019 sobre a dieta cetogênica, os carboidratos devem representar apenas 5 a 10% da ingestão calórica de uma pessoa.

Especificamente, a maioria das dietas de ceto exige que uma pessoa reduza entre 20 e 50 gramas de carboidratos por dia.

Veja Também:

Às vezes, uma pessoa pode sentir como se tivesse reduzido drasticamente a ingestão de carboidratos. No entanto, eles ainda podem comer carboidratos suficientes para o corpo produzir energia a partir da glicose, e isso impedirá que o corpo queime gordura.

Uma pessoa que não está perdendo peso com a dieta ceto pode se beneficiar da compra de um kit de testes em casa. Esses kits contêm tiras de teste que verificam a presença de cetonas na urina. Um resultado positivo indica que o corpo está em cetose.

2253 - Dieta Cetogênica: Um Guia Para Iniciantes
Food photo created by yanalya – www.freepik.com

Outra opção é usar uma pequena máquina chamada analisador de respiração de cetona que detecta cetonas na respiração.

O teste em casa pode ser uma maneira útil para as pessoas garantirem que estão realmente entrando em cetose. As pessoas podem usar essas informações para fazer alterações na dieta que as ajudarão a atingir suas metas de perda de peso.

2. Comer muita proteína

Muitas dietas com pouco carboidrato permitem uma quantidade moderada de proteínas. Algumas pessoas pensam erroneamente que uma dieta baixa em carboidratos e rica em proteínas é uma dieta ceto.

No entanto, é improvável que esse tipo de dieta cause cetose porque o corpo pode quebrar  com o excesso de proteínas em aminoácidos e convertê-las em tipos de açúcar.

Uma pessoa que está na dieta cetogênica obterá a maior parte de suas calorias com gordura, o que deve representar cerca de 55 a 60% da ingestão calórica. Essa ingestão de gordura deixa pouco espaço para proteínas. Se a proteína compõe mais de 35% da dieta de uma pessoa, é improvável que ela entre em cetose.

3. Comer muitos carboidratos aceitáveis

Na dieta ceto, vários tipos de carboidratos são aceitáveis, incluindo nozes e laticínios . Esses alimentos são tipicamente alimentos ricos em nutrientes e densos, que são um ótimo complemento para uma dieta cetônica. Portanto no entanto, eles também contém carboidratos.

Comer muitos desses alimentos impedirá a pessoa de alcançar e manter a cetose.

4. Comendo maltitol

Álcoois de açúcar são normalmente uma boa opção para as pessoas que seguem a dieta ceto. Eles fornecem doçura sem aumentar os carboidratos líquidos no corpo. Porém, nem todos os álcoois de açúcar são iguais.

O maltitol é um álcool de açúcar que não é amigável ao ceto. Contudo o maltitol seja tecnicamente um açúcar contém um baixo índice glicêmico (IG), ele ainda afeta os níveis de açúcar no sangue . Este efeito é suficiente para impedir que uma pessoa entre em cetose.

5. Sem contar as calorias

Por exemplo uma pessoa que consome mais calorias do que seu corpo pode queimar é improvável que perca peso. Pessoas que consomem muitas calorias podem ganhar peso, mesmo se estiverem em estado de cetose.

Dessa forma alimentos ricos em gordura tendem a conter muito mais calorias do que alimentos ricos em carboidratos e proteínas. Entretanto, é importante que as pessoas acompanhem o número de calorias que consomem e porquê.

Seguir um plano de refeições equilibrado pode ajudar a pessoa a trabalhar em direção ao seu peso ideal .

Já fez está dieta? Gostaria de fazer?

Comente abaixo sua dúvida 🙂

Se você quiser saber mais ,e ter acesso ao conteúdo completo da dieta Cetogênica entre no site oficial clicando aqui.

Até mais!

 

Tags: | | |

Guia Secreto do Emagrecimento

Guia Secreto do Emagrecimento

Descubra Qual a Melhor Forma de Perder Peso, com Saúde Sem Precisar Parar de Comer...✅ Receitas FIT ✅Receitas LowCarb ✅Receitas de Bolos ✅Dicas Para Perder Peso ✅Detox ✅Shakes , Tudo isso Exclusivo e GRÁTIS Pra Você!

Atenção o E-Book será Enviado para Seu Email

2 Comentários


Deixe uma resposta