9 Benefícios Fantásticos do Chá de Hibisco

O chá de hibisco se tornou muito popular em razão de seus inúmeros benefícios para a saúde, apesar de algumas pessoas ainda duvidarem de suas propriedades e costumam se perguntar: como uma flor pode fazer bem para a minha saúde?

Foram realizados muitos estudos para comprovar a sua eficácia e realmente ele funciona.

Já é utilizado por diversas civilizações, por exemplo, os egípcios usam a infusão para estabilizar a temperatura corporal e se refrescar, e outros povos para tratar a insônia e a agitação.

Embora toda a planta possa ser utilizada para fazer o chá, geralmente, ele é feito a partir do cálice da flor e das suas flores secas.

Se você ainda está em dúvida se deve ou não tomar esse chá, confira aqui os benefícios fantásticos para a sua saúde.

 

 

O que é o hibisco?

cha de hibisco1 - 9 Benefícios Fantásticos do Chá de Hibisco

📔LIVRO Gratuito - Guia Secreto do Emagrecimento:📕

🍳Receitas FIT 🍗Receitas LowCarb 🍰Receitas de Bolos 👩‍⚕️Dicas Para Perder Peso🔪 🍷Detox , 🥤Shakes Tudo isso GRÁTIS

Atenção o E-Book é um Livro Digital e será Enviado para Seu Email

Antes de você conhecer os benefícios do chá de hibisco, saiba que é uma flor decorativa, mas com muitas propriedades terapêuticas.

Composto de vitamina C, flavonoides, licopeno e outras substâncias benéficas, essa planta tem se revelado por suas propriedades positivas para a saúde.

E é exatamente isso que você vai conhecer aqui, como esse chá pode melhorar a sua saúde.

 

Conheça agora os benefícios do chá de hibisco

Se você está em busca de uma saúde melhor e de forma mais natural, nada melhor do que experimentar o chá de hibisco. Separamos aqui os principais benefícios para a sua saúde:

 

1.Redução da pressão arterial

Devido às suas propriedades anti-hipertensivas, o chá de hibisco é indicado para quem sofre de hipertensão, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares.

Você já deve ter ouvido dizer que a pressão alta pode desencadear quadros graves de saúde, como AVC, infarto e doenças cardíacas. Então, se é o seu caso, vale a pena experimentar esse chá.

Mas se você tiver pressão baixa, é contraindicado seu consumo, pois pode causar desmaios e tonturas.

Foi realizado um estudo em pacientes diabéticos e mostrou que ao final de 4 semanas, esses pacientes apresentaram uma pressão arterial mais baixa ao consumirem a infusão do chá diariamente.

 

2.Baixa o colesterol LDL e triglicerídeos

Ao reduzir os níveis de colesterol LDL, há também a diminuição do aparecimento de doenças cardíacas.

E ao mesmo tempo que reduz o colesterol ruim, aumenta as taxas do colesterol bom.

Assim como a pressão arterial, os efeitos do hibisco sobre o açúcar do sangue, mostrou que é benéfico para quem sofre de diabetes.

 

3.Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas

O chá de hibisco contém alto teor de vitamina C, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo várias doenças.

Suas propriedades antissépticas, antibacterianas, anti-inflamatórias e antivirais, permite a aliviar os sintomas de gripes, resfriados, tosse e rinites e todas as inflamações das vias respiratórias superiores.

 

4.Alívio de cólicas durante a menstruação

Esse chá reequilibra os níveis hormonais, que no caso das mulheres, serve para aliviar as cólicas durante a menstruação.

Além do alívio das cólicas, é também benéfico para reduzir sintomas associados à depressão e oscilações de humor.

 

5.Ação antioxidante

Por conta de suas propriedades antioxidantes, o chá de hibisco ajuda a combater os radicais livres, protegendo assim o corpo de várias doenças e auxiliando em tratamentos.

E tais antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de certas doenças ligadas ao envelhecimento, como cirrose, Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.

 

6.Combate à depressão

O chá ajuda a reduzir a depressão e ansiedade, acalmando o sistema nervoso.

Isso porque contém vitaminas e minerais que possuem propriedades antidepressivas.

 

7.Ajuda na retenção de líquidos

O chá de hibisco reduz o inchaço causado pela retenção de líquidos, pois é diurético, sendo indicado para infecções urinárias e prevenir a formação de cálculos renais.

Além disso, facilita a digestão, inclusive combate a prisão de ventre.

 

8.Prevenção do câncer

Um estudo feito em laboratório descobriu que o extrato do hibisco poderia matar células causadoras da leucemia.

Apesar de não haver ainda comprovação científica, muitas pesquisas vêm sendo realizadas para provar a relação do hibisco como medida preventiva para alguns tipos de câncer.

 

9.Aliado na perda de peso

Os antioxidantes presentes no hibisco protegem as células, mas outros compostos podem acelerar o metabolismo e assim, ser um aliado na perda de peso.

O chá ajuda a diminuir a absorção de amido e açúcar logo após a refeição. E tomar uma xícara de chá de hibisco por dia, auxilia a combater a resistência à insulina, um sintoma ligado à pré-diabetes. Dessa forma, o chá ajuda a manter as taxas glicêmicas equilibradas.

O hibisco também evita o acúmulo de gorduras, o que pode prevenir problemas de saúde ligados ao sobrepeso e obesidade.

 

Como fazer o chá de hibisco?

É muito simples, mas você vai precisar do hibisco seco. Então, basta colocar 2 colheres de sopa do hibisco seco em um recipiente e acrescente água fervente.

Depois disso, espere cerca de 10 a 30 minutos para que a planta libere suas substâncias ativas.

E antes de tomar o seu chá, coe.

 

Quem não pode tomar o chá de hibisco?

O maior problema do chá de hibisco é entre mulheres grávidas, pois pode provocar o parto prematuro. Por isso, mulheres grávidas que estejam amamentando, é contraindicado seu uso.

Por outro lado, é benéfico para mulheres com ciclos menstruais irregulares, ajudando no reequilíbrio hormonal.

O ideal é sempre conversar com seu médico antes de começar a tomar, principalmente se você tem algum problema de saúde. Além disso, é importante respeitar a dosagem prescrita, pois em caso de superdosagem podem ocorrer alguns efeitos colaterais.

 

Vale a pena experimentar?

Depois de conhecer os 9 benefícios fantásticos do chá de hibisco, não resta a menor dúvida que ele só vai melhorar a sua saúde. E mesmo que você já tenha alguma doença, ele pode ajudar inclusive a tratar algumas delas, como é o caso da hipertensão e diabetes.

Se o seu objetivo é perder peso, esse chá pode potencializar bastante o processo, pois acelera o metabolismo e consequentemente, a queima de calorias.

Mas lembre-se de conversar com seu médico antes de começar a tomar o chá, principalmente quanto à dosagem mais adequada.

Então se você quer começar a perder peso hoje mesmo com o Chá de hibisco, você pode dar o primeiro passo Clicando Aqui e Acessando o Site Oficial!

Comente abaixo se você gostou do artigo se tiver alguma dúvida.

até mais.

📔LIVRO Gratuito - Guia Secreto do Emagrecimento:📕

🍳Receitas FIT 🍗Receitas LowCarb 🍰Receitas de Bolos 👩‍⚕️Dicas Para Perder Peso🔪 🍷Detox , 🥤Shakes Tudo isso GRÁTIS

Atenção o E-Book é um Livro Digital e será Enviado para Seu Email

2 Comentários


Deixe uma resposta