A Dieta Líquida Completa

A Dieta Líquida Completa

Como o nome indica, a dieta líquida completa é aquela em que apenas líquidos – ou alimentos que se transformam em líquido à temperatura ambiente ou corporal – são permitidos. Pode ser recomendado por várias razões, como quando engolir é um desafio ou seu sistema digestivo está em perigo. Uma dieta apenas líquida deve ser uma medida temporária enquanto você estiver sob os cuidados de um médico.

Benefícios da Dieta Líquida

Em algumas situações, é necessária uma dieta líquida completa para garantir a segurança. Por exemplo, se você estiver com problemas para mastigar e / ou engolir, corre o risco de engasgar ou aspirar ao comer ou beber. Uma dieta líquida completa ajuda a reduzir esse risco.

A eliminação de pedaços de comida – e, portanto, partículas de comida – também pode ajudar a reduzir as complicações se você passou por um trabalho odontológico ou se sofreu uma lesão no maxilar.

Você pode ter feridas abertas na boca devido a incisões ou falta de dentes; aderir a uma dieta líquida até os bolsos fecharem permitirá que a boca se cure e evite que pedaços de comida fiquem presos nas aberturas e causem infecção.

Se o seu sistema digestivo estiver lento ou danificado por uma doença, doença ou cirurgia, uma dieta líquida durante a cura pode ajudar a controlar a dor e prevenir complicações, como um bloqueio no intestino ( obstrução intestinal ).

Ao se preparar para um teste ou procedimento de imagem para observar o interior de seu estômago e intestinos, pode ser necessário fazer uma dieta líquida por um ou dois dias antes.

Isso ajudará a garantir que nenhum alimento não digerido seja deixado no trato gastrointestinal, o que pode afetar os resultados.

Você também pode precisar de uma dieta líquida para se preparar para outros procedimentos médicos. Ter apenas líquidos claros antes da cirurgia , por exemplo, geralmente é necessário para reduzir o risco de aspiração.

A Dieta Líquida Completa. - A Dieta Líquida Completa

📔LIVRO Gratuito - Guia Secreto do Emagrecimento:📕

🍳Receitas FIT 🍗Receitas LowCarb 🍰Receitas de Bolos 👩‍⚕️Dicas Para Perder Peso🔪 🍷Detox , 🥤Shakes Tudo isso GRÁTIS

Atenção o E-Book é um Livro Digital e será Enviado para Seu Email

Como funciona a Dieta Líquida

A dieta líquida completa permite que você tenha líquidos claros e mais espessos, como leite, suco de frutas, batidos e smoothies.

O seu médico pode lhe dar permissão para ter outros alimentos, como purê ou iogurte. Se você tem uma condição médica influenciada pelo que come e bebe, pode ter restrições alimentares adicionais.

Essas opções serão as únicas em uma dieta líquida completa. Isso pode dificultar a obtenção de nutrientes e calorias suficientes todos os dias. Além de aderir a alimentos e bebidas compatíveis com a dieta, você precisará seguir atentamente as instruções do seu médico para garantir uma nutrição adequada. Um nutricionista ou nutricionista registrado também pode ser um recurso útil.

Duração da Dieta Líquida

A dieta líquida completa geralmente é prescrita apenas por alguns dias para ajudá-lo a voltar à sua dieta normal. Raramente é necessário por mais de duas semanas. Exceções podem ser as pessoas que estão se preparando para a cirurgia bariátrica, se recuperando de uma mandíbula fraturada ou que usam a dieta para controlar crises agudas de certas condições médicas.

Devido à sua natureza restritiva, você deve ser monitorado de perto pelo seu médico quando estiver em uma dieta líquida completa por mais de alguns dias.

A Dieta Líquida Completa - A Dieta Líquida Completa

O que comer na Dieta Líquida

Você poderá escolher bebidas com uma dieta líquida completa. Com as ferramentas certas, você também pode fazer com que muitos alimentos sólidos sejam adequados para a dieta. Derreter, afinar, coar ou fazer purê de frutas, legumes, queijo e até carne pode ajudá-lo a manter-se nutrido e satisfeito.

Alimentos compatíveis

-Suco de frutas e vegetais (sem polpa)

-Caldo

-Refrigerantes

-Bebidas esportivas, bebidas de reposição de eletrólitos

-Café chá

-Leite ou alternativas sem leite (soja, amêndoa)

-Batidos, maltes, batidos

-Sopas claras ou com creme (diluídas, tensas, sem sólidos)

-Mel, xarope, açúcar

-Gelatina, pudim, creme

-Picolés, sorvetes, iogurte congelado, sorvete (sem nozes, doces, coberturas / coberturas sólidas)

-Iogurte (regular ou grego; sem granola, sementes, pedaços de frutas)

-Queijo derretido

-Proteínas em pó, leite em pó, outros suplementos nutricionais

-Suplementos alimentares líquidos (Garantir, Glucerna, Boost)

A Dieta Líquida Completa2 - A Dieta Líquida Completa

Alimentos não Comestíveis da Dieta Líquida

-Carne (a menos que seja purê, diluído e coado)

-Tofu, substitutos da carne

-Nozes e sementes

-Frutas e vegetais crus

-Queijo sólido

-Alimentos macios ou amassados ​​(por exemplo, batatas)

-Sopas ou ensopados com macarrão, carne ou legumes

-Pão

-Macarrão ou arroz inteiro

-Cereais, granola, aveia

-Molho de Maçã

-Batata frita, bolachas, biscoitos, pipoca

-Muffins, bolos, biscoitos, doces

-Doces duros ou em borracha

Todos os outros alimentos sólidos, a menos que especificamente aprovado pelo seu médico

Frutas e Legumes: O suco de frutas e vegetais é permitido em uma dieta líquida completa, desde que tenha sido esticado para remover quaisquer sólidos (como a polpa).

Pode ser necessário evitar qualquer suco rico em fibras, como o suco de ameixa. Purê de batatas e outros tipos de purê de legumes geralmente não são aprovados, mas podem ser se estiverem suficientemente diluídos.

Você pode misturá-los com manteiga, molho ou molhos, temperar a gosto e diluir com água ou caldo. Eles não devem ser mais grossos que um smoothie quando terminar.

Grãos: Os cereais cozidos podem ser diluídos com água ou leite e depois coados. Farina e cereais de arroz também são fáceis de tornar menos viscosos.

Se você estiver tentando adicionar nutrição, prepare seu cereal com leite integral ou creme em vez de água ou leite desnatado.

Laticínios: São aprovadas alternativas sem leite ou lactose. Beba seu favorito a copo e / ou adicione-o a batidos e batidos para obter nutrição extra. O leite em pó é uma opção versátil que pode ser adicionada a cereais, sopas e ovos.

Você pode aumentar a proteína do leite comum misturando-o com o leite desnatado seco antes de usá-lo para criar refeições líquidas. O iogurte comum funciona bem como base para refeições líquidas com sabor mais doce, e o iogurte grego pode ser uma boa base para receitas mais saborosas.

O queijo cottage é fácil de misturar em uma refeição líquida e a maioria dos queijos ralados derrete facilmente com um pouco de calor.

Enquanto você estiver limitado a uma dieta líquida total, use manteiga ou margarina o mais rápido possível para adicionar calorias e gordura às suas refeições.

Proteína: A carne é aprovada desde que seja a consistência da comida para bebê. Misture a carne com os flocos de batata e o leite antes ou depois do cozimento, para obter a consistência certa para uma dieta líquida.

A manteiga de noz é uma boa fonte de gorduras e proteínas saudáveis ​​que podem ser facilmente adicionadas a batidos ou batidos.

Ovos, claras de ovos ou substitutos de ovos podem ser preparados com suavidade e misturados em uma refeição líquida.

A Dieta Líquida Completa 2 - A Dieta Líquida Completa

Sobremesa: Sorvete, iogurte congelado e picolés que derretem à temperatura ambiente são aprovados em uma dieta líquida desde que não contenham nozes, doces ou outros pedaços duros.

Copos de gelatina são permitidos como estão. Pudins e cremes podem ser reduzidos a uma consistência líquida. Se você precisar adicionar calorias, tente cobrir sorvete, pudim, malte ou milk-shake com frutas bem misturadas com chantilly.

Bebidas: quaisquer caldos, sucos ou outras bebidas transparentes são aprovados com uma dieta líquida total.

No entanto, o suco de frutas e vegetais pode ter mais fibras do que o seu médico recomendou. Fazer seu próprio suco com um liquidificador ou espremedor de alta velocidade permite controlar a consistência.

Você também pode derramar o suco através de uma peneira de malha ou coador de chá para pegar qualquer resíduo remanescente.

Você pode usar leite, meio e meio e desnatadeira para adicionar calorias ao café ou ao chá. Outras bebidas quentes, como sidra, chai e bebidas de café expresso à base de leite, também são aprovadas desde que não contenham pedaços sólidos

Tempo recomendado

Um desafio de uma dieta líquida é saber se você consumiu nutrição adequada em um determinado dia. Como regra geral, tenha o suficiente para se sentir satisfeito.

Dito isto, se você tem certos distúrbios digestivos ou está se recuperando de uma doença ou cirurgia, não é incomum sentir-se cheio rapidamente. O desconforto pode surgir antes de você ingerir calorias suficientes para ser adequadamente nutrido.

Comece bebendo o máximo que puder a cada 15 minutos. Tente tomar goles de um copo pequeno, em vez de tentar beber grandes quantidades de uma só vez. Pode ser necessário planejar suas refeições líquidas com frequência de seis a oito vezes por dia.

Dicas de Culinária na Dieta Líquida

A maneira mais fácil de diluir os alimentos macios para torná-los adequados para uma dieta líquida completa é adicionar água. Se os alimentos não se tornarem líquidos à temperatura ambiente ou corporal, como faria o gelo, aplique um pouco de calor extra.

Produtos lácteos como queijo ralado podem ser derretidos no microondas e adicionados a sopas ou purés. O chocolate pode ser derretido em uma panela no fogão.

Utensílios de cozinha, como processadores de alimentos, podem ser de grande ajuda se você fizer refeições líquidas para si mesmo em casa.

Um liquidificador é particularmente útil quando você purê de frutas e vegetais, além de usá-lo em uma configuração mais baixa para “pulsar” facilmente alimentos mais espessos, como farinha de aveia, para obter uma consistência segura.

Massas, arroz e batatas podem ser cozidos até ficarem muito macios e depois diluídos com água, manteiga ou molho. Você também pode usar água ou leite e calor para amolecer os biscoitos, que podem ser adicionados à sopa ou caldo.

Modificações

Dependendo do motivo pelo qual lhe foi prescrita a dieta, você poderá receber restrições adicionais. Se a dieta for limpar o intestino antes da colonoscopia , pode ser solicitado que você evite qualquer gelatina ou bebida com coloração vermelha ou roxa. Os corantes podem manchar o tecido do intestino, o que pode ser confundido com sangue em um escopo.

Se você estiver tentado a incorporar outras opções a uma dieta líquida, porque se sente muito limitado, converse com seu médico antes de fazê-lo. Embora uma dieta líquida completa possa ter sido prescrita para você, pode haver casos em que suas diretrizes possam ser afrouxadas.

A Dieta Líquida Completac - A Dieta Líquida Completa

Dieta líquida clara

Uma dieta líquida completa é semelhante a uma dieta líquida clara, que geralmente é necessária antes da cirurgia e é uma parte necessária da preparação para uma colonoscopia.

A principal diferença é que uma dieta líquida clara (líquido cirúrgico) permite apenas fluidos completamente livres de partículas, como água, suco claro como suco de maçã e caldo.

Outros sucos e metais preciosos podem ser aceitáveis ​​desde que tenham sido bem coados. Fluidos espessos e opacos não são permitidos.

A Dieta Líquida Completa8 - A Dieta Líquida Completa

Os Estudos Sobre a Dieta Liquída

Uma revisão de 2016 de nove estudos sobre a preparação da colonoscopia constatou que os pacientes que seguiram uma dieta pobre em resíduos, em comparação com uma dieta líquida clara, estavam mais aptos a seguir seu plano alimentar e mais dispostos a repetir a dieta no futuro. Além disso, eles não observaram diferenças na qualidade de sua preparação ou efeitos adversos.

Um estudo de 2017 repetiu que os pacientes que se preparam para o procedimento podem não precisar seguir uma dieta líquida clara, a menos que tenham certos fatores de risco.

Uma dieta líquida completa cai em algum lugar no meio desses dois planos. Mas, dada essa pesquisa, pode valer a pena conversar com seu médico sobre uma opção de dieta mais liberal se seguir uma dieta líquida completa for muito desafiador.

📔LIVRO Gratuito - Guia Secreto do Emagrecimento:📕

🍳Receitas FIT 🍗Receitas LowCarb 🍰Receitas de Bolos 👩‍⚕️Dicas Para Perder Peso🔪 🍷Detox , 🥤Shakes Tudo isso GRÁTIS

Atenção o E-Book é um Livro Digital e será Enviado para Seu Email

1 Comentário


Deixe uma resposta